5 Tipos de Telhas Utilizadas em Estrutura Metálica

Hoje cada vez mais o mercado exige beleza, harmonia e preços acessíveis nas construções comerciais e residenciais. Consequentemente as construções feitas com estruturas metálicas se tornou uma opção atraente para o construtor devido ao fator custo beneficio. Como resultado desta opção, e devido ao aumento das inúmeras variedades e tipos de telhas utilizadas em estrutura metálica, hoje podemos ter uma construção com harmonia entre custo e estética. 

Para auxiliar nesta escolha nós trouxemos os 5 Tipos de Telhas Utilizadas em Estrutura Metálica para que você possa optar em sua construção.

telhas galvanizadas
telha galvalume sanduiche
telhas metalicas pintadas

1- Telhas Metálicas

As telhas metálicas e termoacústicas antigamente eram usadas, em edificações comerciais e industriais. Hoje sua utilização vem crescendo em residências consequentemente da sua versatilidade, economia e menor tempo de montagem. Sobre uma estrutura de sustentação metálica, as peças de metal cobrem grandes vãos com pouco material e proporcionam uma vedação segura e eficiente. Da mesma forma, as telhas chamadas de térmicas ou termoacústicas possuem em sua composição poliestireno e/ou poliuretano, que impedem a passagem do calor e do som. Também é uma ótima opção para aplicações residenciais.

Algumas vantagens das telhas metálicas:
  • Alta durabilidade.
  • Produto de alta qualidade e industrializado.
  • Precisão milimétrica nas dimensões.
  • Menor peso próprio que coberturas convencionais.
  • Praticidade e rapidez na montagem.
  • Fácil acesso em grande parte do Brasil.
  • Redução de custo na estrutura da edificação devido sua leveza.
  • Excelente comportamento termo acústico quando utilizada combinada com isolantes.
 Alguns tipos de telhas metálicas:
  • Telha convencional ondulada.
  • Telha convencional trapezoidal.
  • Telha autoportante trapezoidal.
  • Telha forro.
  • Telha Termo acústica.
  • Telha pintada.
  • Telha zipada.
  • Telha roll-on.
telha cerâmica

2- Telha Cerâmica

As telhas de cerâmica, são comumente usadas em telhados de construções residenciais. Assim as telhas cerâmicas são o modelo mais visto em coberturas residenciais. Devido a seu material ser isolante, proporcionam conforto térmico. Além de serem mais leves se comparadas às de concreto e mais pesadas comparadas as telhas metálicas. Pela razão de serem menores, as peças exigem uma quantidade maior de perfis metálicos para sua sustentação. Com isso, pode encarecer a obra.

telha cimento

3- Telha Cimento / Fibrocimento

As telhas de concreto demandam ripamento/perfis de sustentação mais reforçado e de espessura maior por serem mais pesadas.  Além disso, a peça de cimento é mais porosa em comparação com as de cerâmica. Por isso, o ideal é aplicar uma pintura de proteção, composta por resina acrílica. Como resultado, as telhas de fibrocimento são bastante usadas em projetos comerciais e industriais. Devido ao concreto ser um condutor térmico, o que traz a necessidade de aplicação de um isolante para que se atinja o conforto ambiental adequado na edificação.

telha vidro
telhas vidro

4- Telhas de Vidro

Certamente a cobertura de vidro tem sido bastante procurada para cobrir espaços que necessitam de proteção contra a chuva e o vento sem perder a luminosidade. Além disso o vidro é um material bastante versátil, de longa durabilidade e que se mantêm por anos sem sofrer alterações.

Assim, espaços como garagens, jardins de inverno, áreas de churrasqueira, lavanderias e varandas serão melhores utilizados em qualquer época do ano com uma cobertura de vidro.

Além disso, as cobertura de vidro pode ser feita com duas opções de material vítreo. 

  • Vidro laminado. Além de ser o mais comum, é composto de duas chapas de vidro comum, com espessuras a partir de 4 mm com uma camada de polibutireno vinílico (PVB). Como resultado o PVB serve para impedir que pedaços do vidro desprendam da lâmina em caso de quebra. permanecendo unidos até que seja feita a troca. Devido a isso, as desvantagem de usar o vidro laminado é que ele pode trincar com trepidações, dilatações ou mesmo com a queda de objetos sobre a cobertura.
  • Vidro temperado. Começa com 8 mm de espessura, recebendo uma película transparente de segurança e proteção contra vandalismo. Devido a sua vantagem de utilizar o temperado ao invés do laminado. consequentemente gerando maior resistência  ao impacto, com um custo equivalente. O vidro temperado é um material que passa por um processo chamado têmpera. Assim, durante sua fabricação, a chapa de vidro passa por um forno com mais de 600 graus de temperatura que o endurece e o torna mais resistente. Consequentemente. em caso de acidente que possa quebrá-lo, o vidro temperado pode se despedaçar por completo, ficando em pedaços minúsculos. Como resultado evitando causar ferimentos graves. Com a utilização da película de segurança, o vidro temperado ficará grudado nesta película nas situações em que ele se fragmente.
telha shingle
telha asfáltica

5- Telhas Shingle ou Asfálticas

Adequadas aos mais diversos tipos de clima, intempéries e estilos arquitetônicos, as telhas shingles fazem grande sucesso. Assim, ela é mais que uma simples telha. A telha Shingles transforma o telhado em um importante elemento de design. Consequentemente adiciona beleza através de uma inovadora tecnologia de superposição, efeito de profundidade, textura e uma variedade de cores e estilos.

Além disso, dificilmente se quebram ou encardem, exigem o mínimo de manutenção e, em relação as telhas convencionais, oferecem melhor isolamento térmico e acústico. Como resultado de sua sua flexibilidade, ela permite a cobertura de telhados que possuem várias águas sem emendas.

Além disso, possuem alta resistência mecânica e à força dos ventos e não absorvem umidade. São fabricadas com grãos de cerâmica pré-pintadas, em véu estrutural de fibra de vidro embebido em emulsão asfáltica.

Assim, sua espessura pode variar de 3 a 5,5mm, medindo 36 x 12 polegadas (91,4 x 30,5cm).

Outro ponto é que nas bordas, apresentam uma faixa de aproximadamente 3 cm de adesivo para a vedação das telhas após a instalação.

1
Olá!
Somos da Metalrio Estruturas Metálicas, clique novamente no icone para conversarmos agora!
Powered by